Consulte nossos valores na nossa central de atendimento pelo telefone 31 2104-1234.
CALENDÁRIO
Criança, Adolescente, Mulher, Homem.
O QUE PREVINE
Meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B.
DO QUE É FEITA
Trata-se de vacina inativada, portanto, não causadora de infecção. É composta por quatro proteínas subcapsulares do meningococo B, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, histidina, sacarose e água para injeção. Podem existir traços de canamicina, antibiótico usado no processo de cultivo da bactéria vacinal, para evitar contaminação.
INDICAÇÃO
Para crianças e adolescentes, conforme recomendações das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm). Para adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico, e para viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.
CONTRAINDICAÇÃO
Pessoas que tiveram anafilaxia após uso de algum componente da vacina ou após dose anterior.
ESQUEMA DE DOSE
As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso rotineiro de três doses da vacina meningocócica B aos 3 e 5 meses de vida e entre 12 e 15 meses. Para adolescentes não vacinados antes, a SBP e a SBIm recomendam duas doses com intervalo de um mês. Para adultos com até 50 anos, em situações que justifiquem: duas doses com intervalo de um mês. Para crianças mais velhas que não foram vacinadas o esquema de doses varia conforme a faixa etária.
CUIDADOS ANTES, DURANTE E APÓS A VACINAÇÃO
A administração de paracetamol antes ou logo após a vacinação pode reduzir o risco de febre e não interfere na resposta imune à vacina. Não são necessários outros cuidados especiais antes da vacinação. Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora. Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou. Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
UNIDADES VACINADORAS:
CENTRO:
Rua dos Carijós, 136 – Centro /BH
HORÁRIO DE VACINAÇÃO: Segunda a sexta feira das 7h às 16h30 / Sábados das 7h às 10h30.
FUNCIONÁRIOS:
Av. Francisco Sales, 1499 – Funcionários
HORÁRIO DE VACINAÇÃO: Segunda a sexta feira das 7h às 16h30 / Sábados das 7h às 10h30.
Para mais informações sobre as unidades vacinadoras, clique aqui.