CALENDÁRIO
Prematuro e Criança.
O QUE PREVINE
Tuberculose. Principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo).
DO QUE É FEITA
É composta pelo bacilo de Calmette-Guérin — origem do nome BCG — obtido pela atenuação (enfraquecimento) de uma das bactérias que causam a tuberculose. Completam sua composição o glutamato de sódio e a solução fisiológica (soro a 0,9%).
INDICAÇÃO
A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até os 5 anos de idade.
Outras recomendações: Pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra); estrangeiros ainda não vacinados e que estejam de mudança para o Brasil.
CONTRAINDICAÇÃO
Pessoas imunodeprimidas e recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunodepressão do feto durante a gestação. Prematuros, até que atinjam 2 kg de peso.
ESQUEMA DE DOSE
Dose Única
CUIDADOS ANTES, DURANTE E APÓS A VACINAÇÃO
A vacinação não requer qualquer cuidado prévio. Após aplicação é importante não colocar produtos, medicamentos ou curativos no local. Ocasionalmente, a vacina não deixa cicatriz, o que pode ocorrer por duas razões: a criança não respondeu à vacina devido à falha vacinal que acontece em cerca de 5% dos vacinados; houve resposta, mas com lesão discreta sob a pele, tornando difícil a identificação. Então, sempre que não houver formação de cicatriz, um profissional da Saúde experiente deve examinar o local em que a vacina foi aplicada. No caso de reação inaparente ou discreta, não há necessidade de revacinar. Quando acontece a falha vacinal, uma nova dose deve ser aplicada seis meses após a primeira — nunca antes desse prazo.