Acaba de chegar ao Brasil a vacina Qdenga, único imunizante contra a dengue que protege pessoas ainda não contaminadas pelo vírus. A vacina é um importante aliado no combate à doença, uma vez que o país registrou mais de 1,4 milhão de casos de dengue em 2022 e mais de 1.000 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde. Este número representa um aumento de 162,5% nos casos, em comparação a 2021.
A dengue é uma arbovirose transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são bem conhecidos dos brasileiros: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Em sua forma grave, a doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Pessoas de todas as idades são suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Confira, abaixo, tudo o que você precisa saber para se proteger com a nova vacina:
O que é a vacina Qdenga?
A Qdenga é uma vacina tetravalente contra a dengue, pois protege contra os quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Ela é fabricada pela da empresa japonesa Takeda Pharma Ltda.
Como a vacina Qdenga funciona?
A Qdenga é feita com vírus vivo atenuado. Ela interage com o sistema imunológico para gerar uma resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas sem causar a doença em si ou colocar a pessoa imunizada em risco. Ou seja, permite que se crie imunidade de forma segura e controlada.
Posologia: quantas doses são necessárias?
A QDENGA deve ser administrada em um esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses, sendo cada dose de 0,5 mL. Não há necessidade de reforço ao longo da vida.
Quais os efeitos colaterais da Qdenga?
Os eventos adversos mais comuns são sensibilidade no local da injeção (dor, vermelhidão e inchaço), fadiga, mialgia e mal-estar, febre, calafrios e perda ou diminuição da força física. Também pode ocorrer perda de apetite, irritabilidade e dor de cabeça.
Benefícios da vacina Qdenga
A QDenga é o único imunizante contra a dengue aprovado no Brasil para utilização independentemente da exposição anterior à doença e sem necessidade de teste pré-vacinação.
Quem deve receber a vacina Qdenga?
Ela está licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para indivíduos de 4 a 60 anos. Ela se diferencia da Dengvaxia, aprovada anteriormente pela Anvisa, que é recomendada apenas a quem já foi infectado pelo vírus.
Eficácia e duração da proteção da vacina Qdenga
A eficácia geral é de 80,2% a partir de 30 dias do esquema de 2 doses, enquanto a eficácia contra as formas que requerem hospitalização é de 90,4%.
Segurança e processo de aprovação da vacina Qdenga
Os índices foram obtidos por 19 estudos de fases 1, 2 e 3 com mais de 28 mil crianças e adultos, incluindo um estudo com seguimento de dados clínicos por 4,5 anos. Decorridos 4,5 anos do esquema vacinal, a eficácia contra as formas que requerem hospitalização se mantém alta, em 84,1%.
Contraindicações da Qdenga
A vacina não é recomendada para pacientes com alguma condição de imunossupressão, gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas com alergia a componentes ou doses anteriores da vacina QDENGA ou a seus componentes. Pacientes que estiverem com febre no dia da aplicação, devem aguardar até a completa recuperação.
Quem já tomou a Dengvaxia pode tomar a Qdenga?
Pacientes que já tiveram dengue e tomaram a Dengvaxia podem tomar a Qdenga, idealmente seis meses após a última dose.
Onde encontrar a vacina Qdenga?
A vacina pode ser encontrada em todos os laboratórios da rede Dasa no Brasil. Em Belo Horizonte, está disponível nas unidades vacinadoras o Lustosa e pode ser agendada também via atendimento móvel.
Qual o valor da vacina Qdenga?
Para saber o preço da Qdenga no Lustosa, solicite orçamento via WhatsApp, por meio do (31) 2104-1234, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 10h30.