Saiba como funciona o serviço móvel do Laboratório Lustosa
Realizar exames ou vacinas no conforto de casa ou do trabalho é, muitas vezes, uma alternativa prática para quem tem a rotina corrida ou possui dificuldades de locomoção. Mas não é só este público que tem buscado o atendimento domiciliar como primeira opção. O serviço móvel disponibilizado pelos laboratórios tem ganhado cada vez mais adeptos para pacientes de todas as idades e perfis, tanto pela segurança quanto pela agilidade e comodidade do atendimento.
O serviço domiciliar é realizado pelo Laboratório Lustosa há 20 anos e ganhou ainda mais força após a pandemia da Covid-19, uma vez que as pessoas passaram a utilizar mais os serviços de delivery a partir das regras de isolamento social. “A pandemia ajudou a desmistificar o atendimento móvel como um serviço caro ou feito apenas em últimas instâncias. Os preços são bastante atrativos e, muitas vezes, até menores que os valores de deslocamento até as unidades. Além disso, a pessoa não precisa ficar em filas de espera, uma vez que a coleta é feita com horário agendado. Vale muito a pena”, destaca a gerente de Atendimento Domiciliar do Lustosa, Mylaidy Spíndola.
Atualmente, o Lustosa registra mais de 1.500 atendimentos domiciliares por mês. Segundo Mylaidy, crianças e idosos são os principais beneficiados. “Pessoas acima de 60 anos representam a maioria dos atendimentos domiciliares realizados pelo Lustosa. Muitas vezes, são pacientes já debilitados ou com dificuldades de locomoção. Oferecemos a eles o mesmo cuidado, acolhimento e rigor dos procedimentos realizados nas unidades físicas, mas dentro da sua própria casa”, destaca a gerente.
Para as crianças, a grande vantagem é possibilitar que elas realizem os exames ou vacinas dentro de um ambiente já conhecido, em que elas se sintam mais seguras, reduzindo assim o estresse e os incômodos comuns aos procedimentos. “Praticamente toda criança tem medo de agulha. Ir a um laboratório, por si só, já pode causar ansiedade e agitação. Mas no atendimento domiciliar isso não acontece. As crianças normalmente ficam curiosas quando nossos profissionais chegam em suas casas, facilitando a interação e a realização dos exames”, explica Mylaidy.
A preços bastante atrativos, são oferecidos hoje aos pacientes praticamente todos os serviços realizados dentro das unidades, mas com maior privacidade e conforto. Com isso, os clientes têm uma sensação de estarem mais bem cuidados, uma vez que o atendimento é feito de forma bastante individualizada. “Da mesma forma que o atendimento presencial nas unidades, o serviço domiciliar é 100% feito por um profissional de enfermagem ou patologia clínica. Isso permite também que seja dada uma melhor orientação aos pacientes e uma melhor leitura dos pedidos médicos. Esse modelo de atendimento na fase pré-analítica qualifica todo o processo e garante a assertividade dos resultados”, destaca.
De acordo com Mylaidy, a expectativa do Lustosa é que o atendimento domiciliar ganhe cada vez mais espaço entre os serviços prestados, possibilitando aumentar ainda mais a proporção do atendimento em comparação com a coleta física na unidade. “Atualmente, a coleta domiciliar e empresarial representa 3% do número total de atendimentos. Com o crescimento da população idosa, acreditamos que esse índice chegará a 24% nos próximos 5 anos”, ressalta.
Tendência
O atendimento domiciliar é uma tendência na área da saúde decorrente, principalmente, do envelhecimento da população. Até 2025, o Brasil deve chegar a 31,8 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Esse crescimento, superior ao de muitos outros grupos etários, está mudando as prioridades na saúde pública e repercutindo também nos serviços prestados pela rede privada.
“Antes, realizar exames era uma tarefa que demandava um certo planejamento, para sair de casa e ir até alguma unidade. Porém, o atendimento domiciliar veio para mostrar que é possível realizar todo esse procedimento de uma forma muito mais fácil e confortável”, comenta Mylaidy.
Como ter acesso ao atendimento domiciliar?
De acordo com Mylaidy, o cliente deve entrar em contato com o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), via telefone, WhatsApp ou Fale Conosco, e solicitar o agendamento do atendimento domiciliar. O NAC realiza a captação de dados do cliente e efetiva o agendamento. Veja aqui os contatos.
– Telefone e WhatsApp: (31) 2104-1234
– E-mail: sic@lustosa.com.br
Posso usar meu plano de saúde no atendimento domiciliar?
Sim, hoje a maioria dos convênios aceitam atendimentos domiciliares. A informação é dada no momento do agendamento via NAC.
Pessoas de que idade podem se beneficiar do atendimento domiciliar?
O atendimento domiciliar está disponível para todo tipo de público, em qualquer idade, em casa ou no trabalho.
Todos os exames e vacinas podem fazer parte do atendimento domiciliar?
O Lustosa disponibiliza serviços de coleta para diferentes exames laboratoriais, testagens para covid-19 e vacinas. Para saber se o procedimento pode ser feito em casa, basta entrar em contato com o NAC, por telefone ou WhatsApp, no número (31) 2104-1234.