A Gripe é uma doença altamente transmissível, causada por um vírus chamado Influenza. Além de existirem diversos tipos deste vírus, eles costumam sofrer mutações a cada ano. Por causa disso, anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define as especificações das vacinas contra gripe que deverão ser produzidas, considerando os principais tipos de vírus circulantes no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte.
Aqui no Lustosa oferecemos a vacina tetravalente, recomendada pela OMS, que garantem proteção aos principais vírus circulantes a cada ano no país. Não se esqueça de também vacinar-se contra a pneumonia e deixar a saúde em dia para este inverno.
As vacinas contra gripe e pneumonia podem ser aplicadas em nossa unidade vacinadora (Av. Francisco Sales, 1.499) ou em casa. Nesse caso, basta agendar pelo nosso serviço domiciliar clicando aqui ou pelo (31) 2101 1201.
Saiba mais sobre o assunto: Quem pode tomar a vacina da gripe?
Esta vacina pode ser tomada por pessoas de todas as idades a partir dos 06 meses e, em especial, por pessoas que fazem parte do grupo de risco para infecção da influenza, ou seja: crianças, gestantes, idosos, adultos de 50 a 59 anos, idosos e pacientes com outras doenças crônicas como doenças respiratórias, doenças cardíacas, doença renal, doenças que reduzem a imunidade, entre outras.
Quais tipos de vírus influenza são cobertos por cada uma das vacinas?
Trivalente
- Influenza A – H1N1 – Brisbane
- Influenza A – H3N2 – South Austrália
- Influenza B – Washington
Tetravalente
- Influenza A – H1N1 – Brisbane
- Influenza A – H3N2 – South Austrália
- Influenza B – Washington
- Influenza B – Yamagata
O vírus tipo A (H1N1) está no Brasil?
Sim. O maior número de casos registrados da doença se dão pelo vírus HINI .
A vacina contra gripe de 2020 tem proteção conta o vírus tipo A (H1N1 e H3N2)?
Sim, as vacinas para a campanha contra gripe de 2020, tanto a tetravalente como a trivalente, possuem proteção contra a Influenza A H1N1 (Cepa Brisbane) e H3N2 (Cepa South Austrália). Para a prevenção é importante a vacinação com a opção que protege contra esse vírus.
Qual a época ideal para se vacinar?
A Vacina deve ser renovada anualmente. A época ideal para a vacinação deve ser entre março e junho; antecipando-se ao inverno, quando se espera maior transmissão.
Existem outras medidas que auxiliam a evitar a gripe? Quais?
Existem outras medidas de proteção que devem ser adotadas: A principal delas é a lavagem frequente das mãos, ou sua higienização com álcool gel. Também não se deve compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres. É importante evitar aglomeração de pessoas e manter os ambientes arejados, deixando o ar circular, principalmente no inverno e em dias frios.
E quem já está doente? Como deve agir?
Quem já está doente deve evitar lugares públicos durante a fase inicial da doença. Uma pessoa contaminada com o vírus da gripe torna-se contagiosa para outra pessoa no dia anterior ao aparecimento dos primeiros sintomas, e permanece contagiosa por mais cinco a seis dias. Os dias de maior risco de contágio são o segundo e terceiro dia posteriores à infecção. Ao tossir e espirrar, usar a parte interna dos braços para tampar o rosto, além de máscaras e lenços descartáveis. Importante ainda citar que a automedicação não deve ser feita e diante do quadro de gripe grave, procurar imediatamente atendimento médico.