Lustosa oferece vacina HPV9 para proteger contra câncer de colo de útero

25 abr, 2023 | Vacinas

Mais de 17 mil novos casos da doença estão previstos para este ano

Já está disponível no Laboratório Lustosa a vacina HPV9, considerada a principal forma de proteção contra o câncer de colo de útero. Segundo a técnica em vacinas do Laboratório, Marta Moura, esse imunizante protege contra os quatro tipos de Papilomavírus Humano (HPV) presentes na vacina HPV4 (6, 11, 16 e 18) e os cinco tipos adicionais (31, 33, 45, 52 e 58), o que amplia a proteção contra infecções, cânceres e lesões pré-neoplásicas relacionadas ao vírus.

Para Marta, o grande desafio é reverter a queda nas taxas de vacinação contra o HPV, apontada como uma das causas do aumento do número de mulheres com câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer com maior incidência na população feminina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), apenas neste ano, estão previstos 17 mil novos casos desta neoplasia, ou seja, em cada 100 mil mulheres, pelo menos 13 terão câncer de colo de útero.

Segundo a especialista, há estudos que apontam que o Papilomavírus Humano está relacionado a 84% dos casos da doença, que poderiam ser evitados por meio da imunização. “Por isso, é tão urgente ampliar a cobertura vacinal. No ano passado, entre meninas e mulheres, a taxa foi de 75,81%. Entre os meninos, que também devem se proteger para não transmitirem sexualmente o vírus, essa taxa foi ainda menor, de 52,16%. Para os dois gêneros, o índice considerado ideal pelo Ministério da Saúde é 95%”, destaca.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que haja de 9 a 10 milhões de infectados por esse vírus no Brasil e que, a cada ano, surjam 700 mil novos casos de infecção.

Marta reforça que, em conjunto com o exame preventivo (Papanicolau), a imunização é uma das principais ações de prevenção. “A meta é vacinar pelo menos 80% da população (mulheres e homens) para reduzir a incidência deste câncer no país nas próximas décadas”, informa. Para alcançar esse objetivo, a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIM) recomendou alterações no Calendário de Vacinas, ampliando o público-alvo estratégico para receber as doses do imunizante fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A seguir, Marta Moura esclarece para o blog do Lustosa as principais dúvidas sobre a vacina HPV9.

A vacina HPV já está disponível no Lustosa?

Sim. Já temos disponível no Lustosa a nova vacina contra o HPV que protege contra 9 tipos de vírus causadores da doença, a Vacina HPV9.

Como a vacina HPV9 age?

A HPV9 inclui os quatro tipos de HPV presentes na vacina HPV4 (6, 11, 16 e 18) e cinco tipos adicionais (31, 33, 45, 52 e 58), o que amplia a proteção contra infecção, cânceres e lesões pré-neoplásicas relacionadas ao vírus. Ela estimula o organismo a criar anticorpos contra esses vírus, evitando assim, a forma grave da doença.

Para que serve a vacina HPV?

Todas as vacinas são compostas por preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular. Com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico, as vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos – como vírus e bactérias – e evitam o adoecimento.

Quem deve tomar a vacina HPV e quando?

Na rede particular, a vacina está disponível para homens e mulheres, dos 9 aos 45 anos de idade. Fora dessa faixa etária, a vacina pode ser aplicada com prescrição médica, mediante avaliação de risco e benefício.

Tem vacina de HPV no SUS?

No Programa Nacional de Imunização/SUS, está disponível a vacina HPV4 para meninos e meninas de 9 a 14 anos e para pacientes, nas faixas de 9 a 26 anos, nas seguintes condições: convivendo com HIV/Aids; em tratamento oncológico (quimioterapia e/ou radioterapia); transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea.

Quantas doses da vacina do HPV devo tomar?

Para menores de 14 anos são indicadas duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Para maiores de 15 anos, são três doses, com intervalo de dois e seis meses. Quem iniciou o esquema com a HPV4 e quer mudar para a HPV9, que oferece proteção mais ampla, precisa avaliar o cartão de vacinas para respeitar o intervalo de acordo com a dose que está. Para quem fez o esquema completo com a HPV4 e quer se imunizar com a HPV9, a orientação é respeitar o intervalo de 12 meses entre a última dose. Pessoas que tomaram a vacina HPV4 há mais de 12 meses já podem iniciar o esquema com HPV9 a qualquer momento.

Quais os tipos e qual a relação do HPV com o câncer de colo de útero?

De acordo com o Ministério da Saúde, existem mais de 150 tipos conhecidos de Papilomavírus Humano. Mas os tipos 16 e 18 são considerados os mais perigosos e estão envolvidos na grande maioria dos casos de câncer de colo de útero. O HPV ainda pode levar a outros tipos de câncer, como anal, de vulva, de vagina, de pênis e de orofaringe, e costuma levar à formação de verrugas na pele.

Porque a vacinação está em queda?

As baixas taxas de vacinação têm como fatores a preocupação com a segurança da vacina, o desconhecimento sobre as doenças relacionadas ao HPV e o estigma existente por esse ser um vírus transmitido sexualmente.

 

Queremos ouvir você

Entre em contato com o Lustosa.

Veja também…

Atendimento Domiciliar

Um atendimento diferenciado para ajudar você a cuidar da sua saúde e de sua família. Serviço disponível em casa ou no trabalho, seja para exames ou vacinas.

Vacinas

A vacinação é uma das medidas mais importantes para manter a saúde em dia e no Lustosa esse cuidado é realizado com segurança e comodidade.

Genômica Lustosa

Genômica

O serviço Lustosa Genômica possui foco voltado para oferecer muito mais do que resultados de exames: apoiamos nossos clientes na indicação do exame correto, para o paciente correto, no momento correto.

Orçamento

Para cuidar bem da sua saúde, o Lustosa também preza por ter preços acessíveis e que te apoiam em estar com exames e vacinas em dia.

Unidades

Tem sempre um Lustosa pronto para receber você e sua família. Veja a unidade mais próxima.

MÉDICOS

Pular para o conteúdo