Em 2003, dois amigos australianos, resolveram desafiar outros 30 amigos a deixarem crescer os bigodes, uma moda que até então estava em declínio. A iniciativa foi um sucesso e começaram a impulsionar uma causa: a prevenção do câncer da próstata. A partir disso nasceu o “MOVEMBER”, conhecido no Brasil como: Novembro Azul. O Movimento Movember, recolhe doações para fomentar o trabalho que leva conscientização e promoção da saúde do homem. Com esses fundos, já foi completado o Primeiro Projeto de Mapeamento do Câncer da Próstata, entre outras iniciativas importantes.
Neste novembro, queremos chamar a atenção para os danos aos quais a saúde do homem é acometida. E levantar a importância dos cuidados para uma vida saudável, visto que, no Brasil, os homens vivem cerca de sete anos a menos que as mulheres. A cada três mortes de pessoas adultas no país, duas são de homens. Sendo os mais atingidos por doenças do coração, câncer, diabetes e colesterol e pressão arterial mais elevadas.
Sobre os cânceres da próstata e dos testículos, é desnecessária uma triagem indiscriminada por meio da dosagem do PSA. Não porque esta prevenção não seja importante, porém o mais recomendado é que cada homem, a partir de 45 anos, converse com seu médico sobre os riscos de ter a doença e quais as suas preferências para o monitoramento e eventual tratamento. A estratégia de acompanhamento e o que é mais eficaz é diferente para cada pessoa, pois constrói-se em um processo de cuidados contínuo.
Também é importante lembrar-se dos cuidados com a saúde sexual que, devem ser feitos desde a juventude até a fase adulta. Realizar a vacinação contra HPV e fazer periodicamente exames clínicos e laboratoriais para infecções sexualmente transmissíveis, são essenciais para manter a saúde em dia, além de práticas sexuais seguras. Vale ressaltar que, doenças como a infecção por clamídia, sífilis e HIV estão aumentando novamente e são transmissíveis para as mulheres e para seus bebês.
A saúde mental dos homens também é grande fator de preocupação e merece a devida atenção. Pois eles são mais suscetíveis à depressão, suicídio, abuso de álcool e drogas. É muito importante contar com amigos e com profissionais de saúde que possam ouvir sobre dificuldades nesta área e auxiliar na busca de estilos de vida mais sadios, além de formas alternativas de lidar com as eventuais dificuldades e fragilidades, sem preconceitos.
Neste Novembro Azul, a saúde masculina é a pauta do Lustosa. Um assunto de importância como este deve ter uma abordagem de relevância que merece. Pois para adotar uma vida saudável, precisa-se de informação, conscientização e ação.
A seguir, veja as formas de cuidados para o homem mais importantes em cada faixa etária:
Aos 20 anos:
- Exame médico anual incluindo peso, altura e pressão arterial e palpação dos testículos;
- Exames para infecções sexualmente transmissíveis e HIV a cada dois anos;
- Autoexame para câncer de testículo a cada mês;
- Dosagem de colesterol a cada cinco anos.
Aos 30 anos:
- Todos os exames acima, mais testes para diabetes, doença tireoidiana, fígado e rins e anemia;
Aos 40 anos:
- Todos os exames acima mais avaliação cardiovascular a cada 5 anos;
- Estabelecer com o médico a estratégia de prevenção e diagnóstico precoce do câncer da próstata.
Aos 50 anos:
- Todos os exames acima mais triagem da Diabetes a cada ano;
- A triagem para colesterol aumentado passa a ser anual;
- Começa a triagem para câncer colorretal;
- Começa avaliação anual de visão e audição.
Aos 60 anos:
- Todos os cuidados citados acima;
- Começa avaliação anual para osteoporose.
Em todas as idades, é importante manter o calendário de vacinação em dia.