Saude do homem: saiba quais os exames e vacinas recomendados em diferentes fases da vida do homem
Ligados a rótulos como fortes, provedores e invulneráveis, os homens vivem em média 7 anos a menos que as mulheres. De acordo com o estudo Tábuas Completas de Mortalidade, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado, a expectativa de vida dos que nasceram a partir de 2021 é de 73,6 anos para homens e de 80,5 anos para mulheres. Eles também são minoria na população. Conforme o CENSO 2022, o Brasil tem 104.548.325 mulheres (51,5%) e 98.532.431 homens (48,5%).
Segundo o Ministério da Saúde, eles morrem mais do que elas em todas as faixas etárias. A maior mortalidade dos homens, além de ser causada por fatores externos, está associada à prevalência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como as cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias. Por trás disso, há uma questão cultural: a resistência deles com os cuidados com a saúde.
“Os homens costumam adotar comportamentos de risco prejudiciais à saúde, como dependência química, dietas ricas em gorduras e consumo de bebidas alcoólicas e/ou tabaco, além de usar menos os serviços de saúde. Isso é resultado de uma cultura ultrapassada de que os homens não devem expor suas fragilidades. Eles aprendem desde cedo a serem durões, a engolir o choro. Não querem ir ao médico temendo que alguém lhes diga o que fazer. Só procuram ajuda quando julgam extremamente necessário, quando sentem dor prolongada ou desconfiam que possuem algum sintoma de algo mais sério, ou quando são obrigados pela companheira”, observa João Campos, Coordenador Regional de Produção do Laboratório Lustosa.
O impacto disso é grande. O câncer de próstata, por exemplo, tem grandes chances de ser curado se descoberto precocemente. Devido a desinformação e preconceitos, muitos deixam de fazer os exames PSA e o toque retal, recomendados, inicialmente, para o rastreio do tumor da próstata pela Sociedade Brasileira de Urologia. Assim, o diagnóstico, em grande parte dos casos, só é feito tardiamente, quando a doença já evoluiu para complicações.
O mesmo acontece com as doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, as chances de os homens morrerem por Infarto e AVC são de 40% a 50% maior em relação às mulheres. “Essas doenças geralmente provocam quadros mais graves no público masculino devido à falta de cuidados que poderiam preveni-las, como acompanhamento da pressão arterial e realização de exames de rotina, como colesterol e triglicérides”, observa o Coordenador do Lustosa.
Para João Campos, é preciso vencer essa cultura e incentivar os homens a manterem uma rotina de exames e consultas periódicas com o médico. Em cada fase da vida, eles devem seguir uma jornada, com exames e vacinas, em busca de mais saúde para viverem mais e melhor. Boa leitura!
Jornada da Saúde do homem
Autocuidados aos 20 anos – Saúde do Homem
No auge da juventude, os jovens na faixa etária dos 20 anos são movidos pelo desejo de superar limites, costumam abusar da adrenalina e prestar pouca atenção à saúde. Nessa fase, alguns cuidados são fundamentais. É preciso realizar, pelo menos uma vez por ano, exames de rotina e estar em dia com o cartão de vacinas, algumas delas essenciais, por exemplo, para manter relações sexuais seguras, evitando infecções Sexuais Transmissíveis. Uma das mais incidentes no Brasil é a Sífilis, causada pela bactéria Treponema pallidum. A infecção pode ser transmitida de uma pessoa para outra, principalmente, por meio de relações sexuais desprotegidas (sem preservativos).
Exames e cuidados
Exames de sangue: que permitem verificar os níveis de colesterol, glicose, anemia e outros indicadores da boa saúde;
IMC (Índice de Massa Corporal): importante para verificar sobrepeso e obesidade. Avalia o peso em relação à altura, indicando o percentual de gordura. Um IMC saudável está geralmente entre 18,5 e 24,9.
Saúde Sexual: Para aqueles ativos sexualmente, é importante fazer exames para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O Laboratório Lustosa disponibiliza os exames laboratoriais para o diagnóstico da sífilis. São eles o VDRL e FTA-ABS
Saúde Mental: Embora pareçam invulneráveis, jovens nessa faixa etária podem ser suscetíveis aos transtornos mentais, como depressão e ansiedade.
Saúde Bucal: Mais do que um sorriso arrebatador, os cuidados com os dentes podem evitar doenças graves como o câncer bucal. Orienta-se manter visitas periódicas ao dentista.
Vacinas
Tétano, Difteria e Coqueluche: Um reforço da vacina dTpa é recomendado a cada dez anos;
Hepatite A+B: Para quem não recebeu o esquema de doses completo na infância, é indicado iniciar ou completar a vacinação contra a hepatite A+B, ofertada no Laboratório Lustosa para adultos de até 59 anos como rotina. Também se estende aos idosos. O esquema da hepatite A+B é de 2 doses com intervalo de 6 meses entre elas. A hepatite B é uma das infecções virais que podem evoluir para complicações, como cirrose e câncer hepático.
HPV (Papilomavírus). A vacinação HPV Nonavalente, disponível na Rede Particular, é indicada para meninos e homens, de 9 a 45 anos de idade. Acima disto, somente com prescrição médica. A imunização é considerada o meio mais eficaz para proteger contra os casos de câncer de colo de útero (nas mulheres) e câncer de pênis, boca e anus (homens), além de proteção contra condilomas e verrugas genitais.
Influenza (Gripe): A vacina da gripe deve ser tomada anualmente, especialmente para aqueles incluídos nos grupos de risco;
Meningite: O Laboratório Lustosa oferta todas as vacinas que protegem contra os tipos da doença bacteriana, Meningite A, C, W, Y e o Tipo B, para todos os públicos, crianças, adolescentes e adultos.
Febre tifoide: A vacinas contra a febre tifóide é especialmente recomendada para os jovens que gostam de viagens e se exporem ao risco.
*Importante ressaltar que essas recomendações podem variar de acordo com características individuais, histórico familiar e estilos de vida. Com base nisso, o médico vai indicar individualmente os exames e vacinas mais adequados.
Autocuidado aos 30 anos – Saúde do Homem
Em uma fase mais madura, em geral com carreiras encaminhadas e formando família, boa parte dos homens na faixa dos 30 anos costuma estar mais consciente com a saúde, mas a resistência aos exames de rotina e consultas médicas ainda se mantém. Muitos, entretanto, adotam um estilo de vida pouco saudável, com abuso de álcool e cigarro, além de alimentação não balanceada e sedentarismo.
Nessa faixa etária, recomenda-se realizar um novo check-up.
Hemograma completo: avalia uma série de diferentes condições clínicas, como anemia, leucemia, infecções virais, infecções bacterianas e as causas para sintomas como fraqueza, febre e perda de peso.
Hemoglobina Glicada: O exame reflete a quantidade de açúcar presente na membrana das hemácias (Hemoglobina Glicolisada). A dosagem de Hemoglobina Glicada é importante no diagnóstico e tratamento do Diabetes Mellitus. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a doença é caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. “A importância da checagem em intervalos periódicos em todas as faixas etárias visa prevenir as complicações do Diabetes que ocasionam lesões na microcirculação, podendo ocasionar nos casos descompensados a ocorrência de comprometimento da visão, amputação de membros e insuficiência renal”, explica João Campos.
Colesterol Total e Frações e triglicérides: Permitem quantificar o Colesterol Total e suas frações, além da dosagem dos triglicérides. Diferenciado entre os tipos LDL, HDL, VLDL e total, o colesterol é perigoso para a saúde quando em níveis elevados. O LDL, por exemplo, se acumula na parede interna das artérias e gradualmente vai formando placas de gorduras (chamadas ateromas). Os ateromas vão obstruindo gradualmente as artérias, dificultando a passagem do sangue, e podem provocar infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
EAS ou Urina Tipo 1/Urina Rotina: Considerado o mais comum dentre esses exames, o EAS (Elementos Anormais do Sedimento), também chamado Urina Tipo 1 e Urina Rotina, é um teste muito utilizado para a triagem inicial de várias condições clínicas e pode direcionar para investigações mais aprofundadas, conforme os resultados encontrados.
TGO/AST e TGP/ALT: As enzimas Aspartato Amino Transferase (TGO) e Alanina Amino Transferase (TGP) têm sua localização no fígado, mas não são exclusivas deste órgão, podendo ser encontradas também no músculo esquelético por exemplo. A enzima TGO está relacionada à presença de quadros crônicos do fígado (Infecções ocorridas a mais tempo) e a enzima TGP permite diagnosticar infecções agudas (infecções mais recentes). A dosagem destas enzimas no check-up anual do sexo masculino é importante para verificar se não há nenhuma lesão no fígado, como na esteatose hepática, que é a presença de gordura no fígado.
Vacinas
Tétano, Difteria e Coqueluche: Um reforço da vacina dTpa é recomendada a cada dez anos;
Hepatite A+B: Para quem não recebeu o esquema de doses completo na infância, é indicado iniciar ou completar a vacinação contra a hepatite A+B, ofertada no Laboratório Lustosa. Ela é recomendada para crianças, adolescentes e adultos de até 59 anos como rotina. Também se estende aos idosos. O esquema da hepatite A+B é de 2 doses com intervalo de 6 meses entre elas. A hepatite B é uma das infecções virais que podem evoluir para complicações, como cirrose e câncer hepático.
Influenza (Gripe): A vacina da gripe deve ser tomada anualmente, especialmente para aqueles incluídos nos grupos de risco;
Pneumocócicas: A vacina, indicada para as pessoas na faixa dos 4 aos 60 anos, é a principal forma de prevenção contra as doenças pneumocócicas, responsáveis por pneumonia, meningite e infecções do sangue (bacteremia e sepse), além de otite e sinusite.
Autocuidado aos 40 anos – Saúde do Homem
Menos cobrados do que as mulheres por envelhecerem, os homens chegam aos 40 mais maduros e experientes. Alguns com carreiras bem-sucedidas, com responsabilidade com o casamento e filhos, outros se reconstruindo profissionalmente, desejando novas vivências. Nessa fase, pode haver um despertar para os cuidados com a saúde e muitos começam a praticar atividades físicas e adotar uma dieta mais saudável.
Aos 40, alguns exames e vacinas devem ser reforçados, enquanto outros devem ser iniciados:
Exame da Próstata: A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que negros ou homens com parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata comecem o monitoramento aos 45 anos, através da realização do PSA (Antígeno Prostático Específico). Trata-se de uma glicoproteína produzida pelas células epiteliais da próstata, e presente em baixas concentrações no sangue de homens normais. A elevação dos níveis de PSA no sangue é um dos principais marcadores do tumor na próstata
Exames de Urina
Os exames de urina no homem são importantes para acompanhamento da saúde dos rins e permite diagnosticar e acompanhar uma série de patologias. Em conjunto com o exame do Hemograma e outras proteínas de fase aguda (Ex: Proteína C Reativa), permitem auxiliar no diagnóstico das infecções do trato urinário. As infecções urinárias podem parecer, inicialmente, inofensivas, mas podem evoluir para quadros graves, como a pielonefrite”, em todas as faixas etárias do sexo masculino. O exame de urina também pode indicar lesão e perda de função renal quando ocorre perda persistente de proteínas na urina. É possível diagnosticar e monitorar ainda a Doença Renal Crônica (DRC), que é responsável por 2, 4 milhões de mortes em todo mundo.
A) Ácido Úrico: é uma substância encontrada em nosso organismo resultante do metabolismo das proteínas. Em quantidade elevada em nosso organismo pode ocasionar a artrite gotosa (gota), quando o ácido úrico se acumula nas articulações ocasionando dor e inchaço nas articulações. O seu acúmulo pode ocasionar cálculo renal por excesso de ácido úrico na urina. “A população masculina tem o hábito de ingerir grande quantidade de carne (proteínas) principalmente no famoso “churrasco”. É importante acompanhar a dosagem do ácido úrico no check-up anual dos homens para evitar a ocorrência da artrite gotosa (gota) e na prevenção dos cálculos renais”, reforça João.
B) Creatinina: é uma substância produzida após metabolização da creatina, uma proteína muscular e eliminada na urina. A sua dosagem anual é importante para avaliação da função renal, pois a insuficiência renal é uma doença silenciosa e no início assintomática. O acompanhamento da dosagem da creatinina sob orientação médica em pacientes diabéticos, hipertensos, obesos e com uso frequente de anti-inflamatórios é extremamente importante para prevenir a ocorrência de insuficiência renal.
Hemograma completo: O Hemograma é o exame solicitado para praticamente todos os pacientes do laboratório. É de extrema importância para o diagnóstico e acompanhamento de anemias carenciais (Dosagem baixa de hemoglobina) como na anemia ferropriva (deficiência de ferro) e nas anemias megaloblásticas e perniciosas (deficiência de Vitamina B12 e Ácido Fólico). O exame também auxilia nos diagnósticos de infecções, sejam elas de origem viral ou bacteriana, além de outras condições.
Hemoglobina Glicada: O exame reflete a quantidade de açúcar presente na membrana das hemácias (Hemoglobina Glicolisada). A dosagem de Hemoglobina Glicada é importante no diagnóstico e tratamento do Diabetes Mellitus. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a doença é caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas. “A importância checagem em intervalos periódicos em todas as faixas etárias visa prevenir as complicações do Diabetes que ocasionam lesões na microcirculação, podendo ocasionar nos casos descompensados a ocorrência de comprometimento da visão, amputação de membros e insuficiência renal”, explica João Campos.
IMC: a medição do IMC permite controlar o peso. Nessa faixa etária, os riscos de sobrepeso e obesidade são maiores.
Densitometria Óssea: Dependendo dos fatores de risco e da história de saúde, o médico pode recomendar uma densitometria óssea para avaliar a saúde dos ossos e prevenir a osteoporose.
Saúde Mental: Deve-se ficar atento aos sinais de doenças mentais como depressão e ansiedade. O rótulo de fortes e invulneráveis faz com que os homens sejam mais resistentes ainda aos tratamentos psiquiátricos e psicológicos.
Saúde sexual: Importante se prevenir das infecções Sexualmente Transmissíveis e se consultar com um urologista para problemas que podem surgir nessa fase, como disfunção erétil.
Vacinas
Tétano, Difteria e Coqueluche (dTpa): é recomendado um reforço da vacina dTpa a cada 10 anos;
Influenza (gripe): A vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente;
Pneumocócica: A vacina, indicada para as pessoas na faixa dos 4 aos 60 anos, é a principal forma de prevenção contra as doenças pneumocócicas, responsáveis por pneumonia, meningite e infecções do sangue (bacteremia e sepse), além de otite e sinusite.
Hepatite A e B: Doenças infecciosas que atingem o fígado, as hepatites virais são causadas, na grande maioria das vezes, por diferentes vírus. Elas podem se manifestar nas formas leve, moderada ou grave, quando costumam evoluir para cirrose ou câncer hepático. As vacinas contra as Hepatite A e B são indicadas para crianças a partir dos 12 meses, adolescentes e adultos de até 59 anos como rotina. Também se estende aos idosos. O esquema da hepatite A+B é de 2 doses com intervalo de 6 meses entre elas.
Herpes Zoster: Em regra, a vacina contra a herpes zóster é indicada para pessoas na faixa dos 50 anos. Mas quem já teve casos na família, pode tomar a dose aos 40.
Autocuidado a partir dos 50 anos – Saúde do Homem
Com a chegada aos 50 anos, em que é famosa a “crise da meia idade”, muitos homens começam a procurar maior sentido e propósito para a vida, o que pode levá-los a mudanças significativas. Nessa fase, aumentam os riscos de doenças cardiovasculares (infarto e AVC), câncer, diabetes, osteoartrite, síndromes respiratórias, problemas no aparelho digestivo, entre outras. Controlar a pressão alta, as taxas de açúcar no sangue e adotar uma dieta balanceada e praticar atividades físicas são essenciais para garantir uma vida longeva, saudável e feliz.
Alguns exames e vacinas recomendados
- Exame da Próstata: A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos de idade procurem um urologista para avaliação individualizada do câncer de próstata. Para investigar os sinais e sintomas da doença, o Ministério da Saúde preconiza dois exames iniciais:
Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata;
Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata. Para o diagnóstico final é necessário realizar a biópsia da próstata.
*Em geral, esses exames devem ser feitos anualmente, mas o médico pode prescrever outra periodicidade, conforme a avaliação do paciente.
- Exames de sangue para diabetes: hemoglobina glicada, glicemia e outros são indicados para o diagnóstico do diabetes. Pessoas obesas ou com sobrepeso apresentam mais riscos de desenvolver a doença.
- Colonoscopia: O exame é utilizado para identificar alterações, como tecidos inchados, pólipos e, até mesmo, lesões que sugiram câncer, no intestino grosso (cólon) e no reto.
- Check-up cardiológico: O procedimento pode ser definido como uma “jornada” a ser percorrida pelo paciente, sendo disponibilizados vários exames preventivos, dos mais simples aos mais sofisticados. Segundo João Campos, essa jornada pode começar, por exemplo, com simples exames de sangue, capazes de identificar o perfil lipídico, que avalia as taxas de colesterol bom, ruim e triglicérides. “Caso haja alguma alteração nesses exames, é recomendado realizar, então, exames mais específicos como teste ergométrico e ecocardiograma. Se esses exames também apontarem algum problema, é indicado que o paciente faça uma Cintilografia Miocárdica Perfusional, um dos mais modernos exames existentes hoje, que emprega os recursos da medicina nuclear”, explica.
- Alzheimer: O Laboratório Lustosa oferece o exame “Biomarcador de Alzheimer no Plasma”, feito a partir da amostra de sangue, indicado para avaliação de risco para a Doença de Alzheimer (DA) em pacientes adultos com comprometimento cognitivo leve ou com demência e também no monitoramento das alterações da beta amilóide, ajudando a avaliar o potencial de risco de progressão da DA. Outra alternativa são os exames genéticos e genômicos, que podem indicar, por exemplo, a propensão ao Alzheimer precoce antes dos 65 anos.
- Vacinas
Podem ser reforçadas as doses de vacinas contra: gripe, doenças pneumocócicas, tétano, Difteria e Coqueluche, Hepatite A+B, e Herpes Zoster.