SOBRE CORONAVÍRUS - ESCLARECIMENTOS E COMO PREVENIR

Tamanho da fonte:
sobre coronavirus

Esclarecimento sobre o Coronavírus:

- A doença COVID-19 é causada pela cepa do Coronavírus chamada SARS-CoV2. Trata-se de uma doença com alto potencial de transmissibilidade, e por isso há grande preocupação com o número de pessoas que podem se infectar.

- O período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente portador da COVID-19 e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias. Em raros casos, o período de incubação chegou a 14 dias.

- Aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento  domiciliar.

- Provavelmente os primeiros 3 a 5 dias de início dos sintomas são os de maior transmissibilidade. Por isso, casos suspeitos devem ficar em isolamento, desde o primeiro dia de sintomas, até serem descartados.

- A população considerada de risco para evolução mais grave da COVID-19 são os idosos e os portadores de outras comorbidades, como o diabetes.

- Segundo a Organização Mundial de Saúde, não há indicação para o uso de máscara em indivíduos assintomáticos. O uso indevido leva a baixa disponibilidade para as pessoas que necessitam desta proteção, além de gerar falsa sensação de segurança negligenciando ações importantes, como a higienização frequente das mãos.

- O uso das máscaras deve estar sempre associado a higienização das mãos e as demais medidas de segurança orientadas pelos órgãos de saúde.

- Por enquanto, não há vacina nem medicação contra o novo coronavírus (SARS-CoV2), mas existem formas de se prevenir, busque informação em fontes seguras e faça a sua parte.