CUIDE DA DIABETES E TENHA UMA VIDA MAIS DOCE.

Tamanho da fonte:
Diabetes

A Diabetes é um grande problema de saúde pública, chegando a ser a sexta maior causa de internação no país. Um grande número de brasileiros, porém, ainda permanece sem diagnóstico: para cada diabético que sabe a sua condição, existe um que ainda não foi diagnosticado.


No Dia Mundial do Diabetes, celebrado dia 14/11, é importante que haja uma conscientização das pessoas, para que busquem informações sobre a doença, evitando conseqüências negativas para sua saúde.


O exame auxilia no diagnóstico e no tratamento da doença. O teste de glicemia é o procedimento mais comum para diagnóstico e monitoramento da diabetes. Ele identifica os níveis de açúcar no sangue do paciente em um determinado dia, geralmente em jejum. No entanto, existe outra técnica, menos conhecida por boa parte da população, que permite estimar qual o volume de açúcar no sangue em um período bem maior, por pelo menos 60 dias: a hemoglobina glicada, também chamada de A1c. Ele mostra os níveis de glicose ligados à proteína hemoglobina. A quantidade encontrada tem relação direta com a concentração pregressa de açúcar no sangue. A hemoglobina glicada consegue fazer o monitoramento por um período maior, sem a necessidade de jejum e com apenas uma coleta de sangue. Ambos os exames são complementares.


A diabetes em geral não regride espontaneamente, mas se descoberta precocemente seu controle pode permitir que o indivíduo leve uma vida praticamente normal, com mais tranquilidade e menos restrições. Por isso, visite seu médico e avalie qual a melhor forma de triagem para você, ou controle no caso de ter a diabetes.

  • Compartilhar: