DENGUE, ZIKA OU CHIKUNGUNYA?

Tamanho da fonte:

Febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nos olhos, manchas vermelhas na pele... A Dengue, a Zika e a Chikungunya, em sua fase aguda, apresentam tantos sintomas parecidos que é difícil ter um diagnóstico correto. Muitas vezes, recebemos apenas uma suspeita, pois seria preciso realizar vários testes para identificar os vírus. Porém, aqui no Lustosa você consegue detectar se está com Dengue, Zika ou Chikungunya em um único exame, o PCR Trio. 

Oferecemos também outra opção de exame para detecção da Dengue, o Teste Imediato, que pode identificar a doença mesmo após o período indicado para a realização do exame que diferencia os 3 tipos de vírus. Os testes com entrega imediata do resultado estão disponíveis apenas em nossa unidade no centro de BH, porém o teste de dengue convencional, pode ser realizado em todas as unidades.

Saiba mais sobre cada um dos exames:

EXAME PCR TRIO

O Exame PCR Trio utiliza uma metodologia que captura o material genético e diferencia as três doenças. Desta forma o médico é esclarecido sobre qual infecção está presente e pode tomar a conduta mais adequada.

O diagnóstico laboratorial por meio do método PCR Trio consegue detectar os vírus a partir do primeiro dia de sintomas.

Para realização do exame não é necessário estar em jejum, basta se dirigir a uma de nossas unidades (endereços e horário de funcionamento aqui) ou agendar o Atendimento Domiciliar Lustosa (solicite agendamento aqui).

Se você é gestante, fique atenta aos cuidados abaixo:

• Para se proteger do mosquito é importante a utilização de repelentes e roupas que cubram todo o corpo;

• Pelo risco da transmissão direta, recomenda-se o uso de preservativos nas relações sexuais;

• O parceiro também deve fazer o exame para prevenir o contágio da gestante;

• Em caso de dados ultrassonográficos que indiquem microcefalia, sugere-se investigar a presença do vírus Zika por métodos moleculares no líquido amniótico (PCR).


EXAME DENGUE IMEDIATO

O Teste de Dengue com resultado imediato está disponível em nossa unidade no centro de BH, localizada na Rua dos Carijós, 146.

Nosso perfil de exames pode detectar a doença independentemente do seu estágio, já que avalia os marcadores NS1, IgM E IgG.

O diagnóstico laboratorial permite que você receba o tratamento correto.

Lembre-se: apenas seu médico é capaz de interpretar o exame e recomendar o tratamento adequado. Não deixe de consultá-lo.

Ao realizar o teste imediato, você também pode solicitar o hemograma que pode auxiliar ainda mais no diagnóstico.


  • Compartilhar: