ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNAS E SEUS BENEFÍCIOS

Tamanho da fonte:
Proteinas

Você sabia que seus órgãos, tecidos, músculos e hormônios são todos feitos de proteínas? A proteína encontrada nos alimentos é usada por todas as partes do corpo para se desenvolverem, crescerem e funcionarem adequadamente. 

Estudos mostram que manter uma dieta rica em proteínas tem uma série de benefícios para a saúde: elas não só ajudam a manter e perder peso, como também auxiliam na estabilização dos níveis de açúcar no sangue e regulam o metabolismo.

Para aproveitar todos esses benefícios, o caminho mais comum é partir para a ingestão de carnes. No entanto, é possível encontrar alta concentração proteínas em diversos alimentos. Por isso, fizemos uma lista para que você possa se informar e entender melhor as suas opções.

Conheça alguns alimentos ricos em proteína e lembre-se: o importante mesmo é sempre ter um acompanhamento médico e nutricional.

Feijão Preto (e outros feijões):

O feijão preto é um alimento rico em proteínas que pode ser consumido por pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana. Trata-se de fonte de proteína e fibra, o que pode ajudar a fazer com que você se sinta satisfeito depois de comer.

Ovos:

Você sabia que os ovos têm um perfil completo de aminoácidos? Isso significa que os ovos contêm todos os nove aminoácidos essenciais que precisamos obter de nossos alimentos para formar as proteínas. Adicione os ovos à sua dieta para melhorar a saúde do seu coração, ajudar na perda de peso, prevenir a síndrome metabólica e melhorar a saúde da pele.

Lentilhas:

Comer lentilhas é uma ótima maneira para vegetarianos e veganos obterem proteína suficiente em suas dietas. Uma xícara contém proteínas, fibras, ácido fólico, manganês, ferro, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B, dentre outros. A proteína das lentilhas ajuda a aumentar a saúde cardiovascular, melhora a digestão e auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Iogurtes:

Iogurte são fontes balanceadas de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. Além disso, estão cheios de probióticos benéficos que ajudam a melhorar a microflora em seu intestino, apoiando assim sua digestão e a absorção de nutrientes. Adicionar este alimento à sua dieta pode impulsionar o sistema imunológico, apoiar a perda de peso e regular o seu humor. É por isso que o iogurte probiótico é considerado um superalimento.

Queijo de cabra (e outros queijos crus):

O queijo de cabra contém a proteína caseína A2 (em vez da caseína A1, que é encontrada no leite de vaca) sendo, portanto, mais fácil de digerir. Queijos como o de cabra e queijo feta fornecem uma boa quantidade de proteína por porção, ajudam a promover a absorção de nutrientes e fornecem ácidos graxos de cadeia média que aumentam os níveis de energia e ajudam a reduzir o colesterol.

Amêndoas (e outras oleoginosas, como as nozes):

As amêndoas e nozes são ricas em proteínas, antioxidantes, ácidos graxos insaturados e fibras. Uma dieta com amêndoas oferece ao organismo vitaminas como a riboflavina e minerais como o magnésio, ajuda a proteger o coração de doenças cardiovasculares, reduz a inflamação, auxilia a função cognitiva, melhora a saúde da pele e controla os níveis de açúcar no sangue.

Agora que você já sabe sobre a importância das proteínas para sua saúde, aproveite para variar seu cardápio e se alimentar melhor ;)

  • Compartilhar: