QUEM CUIDA DA SAÚDE NÃO AMARELA.

Tamanho da fonte:
Julho Amarelo

Julho Amarelo: mês para a orientação e prevenção contra as hepatites virais

O mês de julho começou e, com ele, as campanhas de conscientização pela importância da prevenção, diagnóstico e combate às hepatites virais. O Julho Amarelo tem o objetivo de levar informação à população sobre a existência das hepatites virais, assim como lembrar que ações de prevenção são fundamentais.

O grande problema da hepatite é que a doença se manifesta de diferentes formas e pode ser assintomática durante muito tempo. Segundo o Ministério da Saúde, somente no Brasil calcula-se que mais de 3 milhões de pessoas estejam infectadas pela hepatite C e não sabem. Por isso, é muito importante sensibilizar a população para que comece a se cuidar o quanto antes.

Cada tipo de hepatite tem sua forma de transmissão e, com isso, a prevenção da doença depende da forma de contágio. Mas vale dizer que já existem vacinas para os tipos A e B.

Outra forma de reduzir o número de casos é garantir o tratamento das pessoas infectadas. Para isso, é necessário primeiramente diagnosticar a doença. Tal avaliação deve ser feita por médicos e, caso necessitem, exames podem ser solicitados.

Então lembre-se: consulte seu médico, assim ele poderá avaliar como anda sua saúde, inclusive em relação às hepatites.

  • Compartilhar: