NÃO DEIXE A GRIPE FAZER PARTE DA SUA VIDA

Tamanho da fonte:
Gripe

A Gripe é uma doença altamente transmissível, causada por um vírus chamado Influenza. Além de existirem diversos tipos deste vírus, eles costumam sofrer mutações a cada ano. Por causa disso, anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define as especificações das vacinas contra gripe que deverão ser produzidas, considerando os principais tipos de vírus circulantes no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte. 

  Aqui no Lustosa oferecemos as vacinas trivalente e tetravalente, recomendadas pela OMS, que garantem proteção aos principais vírus circulantes a cada ano no país. Não se esqueça de também vacinar-se contra a pneumonia e deixar a saúde em dia para este inverno. 

  As vacinas contra gripe e pneumonia podem ser aplicadas em nossa unidade vacinadora (Av. Francisco Sales, 1.499) ou em casa. Nesse caso, basta agendar pelo nosso serviço domiciliar clicando aqui ou pelo (31) 2101 1201. 

 

Saiba mais sobre o assunto:

Quem pode tomar a vacina da gripe?

Esta vacina pode ser tomada por pessoas de todas as idades e, em especial, por pessoas que fazem parte do grupo de risco para infecção da influenza, ou seja: crianças, gestantes, idosos (maiores de 60 anos) e paciente com outras doenças crônicas como doenças respiratórias, doenças cardíacas, doença renal, doenças que reduzem a imunidade, entre outras. 

 

Quais tipo de vírus influenza são cobertos por cada uma das vacinas ?

Trivalente

- Influenza A – H1N1 – Michigan

- Influenza A – H3N2 – Switzerland

- Influenza B – Victoria

 

Tetravalente

- Influenza A – H1N1 – Michigan

- Influenza A – H3N2 – Switzerland

- Influenza B – Yamagata

- Influenza B – Victoria


Há um novo vírus circulando este ano? Afetou outros países?

Sim, há um novo vírus circulando. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Minas Gerais emitido em fevereiro de 2019, o vírus do tipo A  (H1N1) - que provocou a gripe suína em 2009 - regressou e está provocando um  aumento da mortalidade em algumas áreas do Hemisfério Norte (Croácia, Romênia, Grécia). 

O vírus tipo A (H1N1) está no Brasil?

Sim.  O maior número de casos foi relatado no Amazonas, inclusive com mortes. De lá pode haver propagação para outras regiões. 


A vacina contra gripe de 2019 tem proteção conta o vírus tipo A (H1N1)? 

Sim, as vacinas para a campanha contra gripe de 2019, tanto e tetravalente como a trivalente, possuem proteção contra a Influenza A H1N1 (Cepa Michigan) .  Para a prevenção é importante a vacinação com a opção que protege contra esse vírus. 

 

Qual a época ideal para se vacinar?

A Vacina deve ser renovada anualmente. A época ideal para a vacinação deve ser entre março e junho; antecipando-se ao inverno, quando se espera maior transmissão. 

 

Existem outras medidas que auxiliam a evitar a gripe? Quais?

Existem outras medidas de proteção que devem ser adotadas: A principal delas é a lavagem frequente das mãos, ou sua higienização com álcool gel. Também não se deve compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres. É importante evitar  aglomeração de pessoas e manter os ambientes arejados, deixando o ar circular, principalmente no inverno e em dias frios. 

 

E quem já está doente? Como deve agir?

Quem já está doente deve evitar lugares públicos durante a fase inicial da doença. Uma pessoa contaminada com o vírus da gripe torna-se contagiosa para outra pessoa no dia anterior ao aparecimento dos primeiros sintomas, e permanece contagiosa por mais cinco a seis dias. Os dias de maior risco de contágio são o segundo e terceiro dias posteriores à infecção. Ao tossir e espirrar, usar a parte interna dos braços para tampar o rosto, além de máscaras e lenços descartáveis. Importante ainda citar que a auto medicação não deve ser feita e diante do quadro de gripe  grave, procurar imediatamente atendimento médico.

  • Compartilhar: