10 INCRÍVEIS BENEFÍCIOS DO VÔLEI PARA A SUA SAÚDE.

Tamanho da fonte:
volei

O vôlei, esporte queridinho dos brasileiros, é uma ótima maneira de se divertir fazendo uma atividade física e manter seu corpo saudável. Por isso, selecionamos os 10 mais importantes benefícios desta atividade, segundo Samir Becic, treinador conhecido mundialmente e autor do livro ReSYNC Your Life. 

Queima calorias e gordura:

Um dos principais benefícios do voleibol é que ele ajuda a queimar calorias, que é um componente importante de um programa de perda ou manutenção de peso. A Harvard Medical School relata que uma pessoa pode queimar entre 90 a 133 calorias durante um jogo de meia-hora de vôlei não competitivo.

Tonifica e modela o corpo:

As atividades físicas envolvidas no jogo de vôlei fortalecem a parte superior do corpo, braços e ombros, bem como os músculos da parte inferior do corpo.

Aumenta a taxa metabólica:

Jogar vôlei aumenta seu nível de energia e melhora seu desempenho geral em outros esportes e treinos. Jogar vôlei também melhora os sistemas cardiovascular e respiratório.

Melhoria na coordenação:

O voleibol é, essencialmente, uma atividade de coordenação mão-olho. Quando você vai atacar, deve seguir a bola com os olhos e acertá-la no ponto certo. Na defesa, você deve reagir para onde a bola está indo e ficar em posição de fazer uma jogada.

Desenvolve agilidade, coordenação, velocidade e equilíbrio:

Devido às rápidas mudanças de ritmo e direção, o voleibol coloca um grande número de exigências nas habilidades técnicas e físicas de um jogador. Durante o decorrer de uma partida, os jogadores são obrigados a servir, passar, definir, atacar e bloquear a bola. Essas habilidades exigem flexibilidade, bom equilíbrio, força e velocidade nas partes superiores e inferiores do corpo.

Coração saudável:

Ao elevar sua frequência cardíaca, proporciona a circulação de mais sangue e nutrientes por todo o corpo, o que melhora sua saúde geral.

Aumenta a força muscular:

O voleibol requer o desenvolvimento do peitoral e dos músculos centrais para quase todos os jogos. Quando você faz o passe, você imita um agachamento e usa suas pernas para gerar energia. Quando você ataca, usa braços, pernas e mãos. Quando a bola está vindo para você, é necessário forçar suas pernas e braços e saltar.

Aumenta a capacidade aeróbica:

De acordo com o Gráfico de Milhas Aeróbicas da Well Source, você gasta a mesma quantidade de energia correndo 1,6 km ou jogando uma partida de voleibol fácil e em ritmo lento por 20 minutos. Se a partida for mais vigorosa, bastam 12 minutos.

Melhora as habilidades interpessoais:

O voleibol exige que os colegas de equipe trabalhem em cooperação e em ritmo acelerado. As habilidades de liderança e cooperação, bem como a prática de lidar com ganhos e perdas, fornecem habilidades valiosas que podem ser utilizadas no dia a dia.

Aumenta o humor e aumenta a motivação para o sucesso:

O envolvimento no voleibol pode melhorar o seu humor, reduzir o estresse e incentivar o orgulho de suas realizações como membro da equipe. A atividade também pode melhorar sua autoconfiança, auto-estima, sua imagem corporal e fazer com que você se sinta mais feliz com a vida em geral. Envolvimento no voleibol também pode melhorar sua motivação e capacidade de ter sucesso.

E então, que tal colocar um pouco de vôlei no seu dia a dia? Só não esqueça de, antes, fazer uma consulta com seu médico de confiança para avaliar se sua atual condição física é adequada.

Fonte: http://www.healthfitnessrevolution.com/top-10-health-benefits-volleyball/

  • Compartilhar: