– A doença COVID-19 é causada pela cepa do Coronavírus chamada SARS-CoV2. Trata-se de uma doença com alto potencial de transmissibilidade, e por isso há grande preocupação com o número de pessoas que podem se infectar.
– O período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente portador da COVID-19 e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias. Em raros casos, o período de incubação chegou a 14 dias.
– Aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento domiciliar.
– Provavelmente os primeiros 3 a 5 dias de início dos sintomas são os de maior transmissibilidade. Por isso, casos suspeitos devem ficar em isolamento, desde o primeiro dia de sintomas, até serem descartados.
– A população considerada de risco para evolução mais grave da COVID-19 são os idosos e os portadores de outras comorbidades, como o diabetes.
– Segundo a Organização Mundial de Saúde, todos devem fazer o uso de máscara, até mesmo indivíduos assintomáticos.
– O uso das máscaras deve estar sempre associado a higienização das mãos e as demais medidas de segurança orientadas pelos órgãos de saúde.
– Por enquanto, não há medicação contra o novo coronavírus (SARS-CoV2), porém, algumas vacinas já estão em andamento durante todo o mundo, fazendo a imunização da população, em início de grupos prioritários. Mesmo com a vacinação as formas de prevenção devem ser mantidas, busque informação em fontes seguras e faça a sua parte.
E não se esqueça, diga não à #FakeNews.
A informação correta é uma importante arma contra o vírus. Por isso, sempre valide a fonte dos dados que receber e busque informações em órgãos oficiais.
Para te ajudar, seguem algumas dicas de sites seguros para validação de informações:
https://coronavirus.saude.gov.br/
https://www.saude.mg.gov.br/coronavirus
Fonte: Sociedade Brasileira de Infectologia e Organização Mundial de Saúde.