Perguntas Frequentes

Medicamentos interferem nos exames?

Alguns resultados de exames podem ser afetados pelo uso de medicamento, portanto, oriente-se junto ao seu médico para avaliar a necessidade de interrupção temporária de seu uso. Caso não seja possível, esta informação deve ser levada em conta na interpretação dos resultados.

Existem exames que são realizados especificamente para avaliar a dosagem de um medicamento ou a sua ação terapêutica. Neste caso, é importante seguir as orientações abaixo:

  • Manter, obrigatoriamente, o horário usual de tomar o medicamento. Comparecer ao laboratório para coleta do sangue antes da ingestão da próxima dose ou conforme o pedido médico.
  • Estar com a dosagem estável da medicação por pelo menos 2 dias.
  • Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita de 12 a 24 horas após a dose.
  • Caso o medicamento seja usado duas ou mais vezes ao dia, a coleta deve ser feita uma hora antes da próxima dose.
  • Em suspeitas de intoxicação, o exame pode ser feito a qualquer momento.

Posso fazer exame gripado, resfriado ou com febre?

Alguns exames são solicitados para o diagnóstico e interpretação Médica das causas da febre. Nestes casos, exames específicos são solicitados e devem ser colhidos imediatamente.

Exames realizados para controle clínico ou avaliação de outras condições que não se vinculam ao quadro febril devem ser realizados em estado metabólico, alimentar e prática de atividades estáveis por no mínimo duas semanas. Portanto, não realize estes exames no momento da febre, gripe e resfriados.

Beber água interfere no jejum?

Não. Água não interfere no jejum porque não possui calorias e substâncias que interfiram nos principais metabolismos orgânicos. Porém, para realização do exame de urina, recomenda-se a ingestão habitual de água para evitar diluição da urina.

Outra pessoa poderá retirar meus resultados?

Sim, desde que autorizado pelo cliente e portando os protocolos obrigatórios.Contudo, alguns exames exigem a entrega somente ao paciente, como exames de HCG e HIV. 

Fumar no dia do exame interfere no resultado?

Existem exames que sofrem interferência pelo ato de fumar, como os exames de curva glicêmica, cortisol, carboxihemoglobina. Neste caso, deve-se evitar fumar no dia do exame.

Precisa de pedido médico para realizar os exames?

Somente o médico, após análise clínica, saberá indicar qual exame é mais apropriado para sua avaliação. Porém, o paciente pode se responsabilizar e realizar exames sem pedido médico como atendimento particular. Esta responsabilidade é do cliente, lembrando sempre que a interpretação do resultado do exame é um ato médico.

A coleta de sangue pode causar hematoma?

O hematoma é sinal de presença de sangue nos tecidos e fora das veias. Eventualmente, podem ser formados durante o processo de coleta em veias mais delicadas ou com maior pressão sanguínea, por falta de compressão local ou esforço após a coleta (carregar bolsas, sacolas). Alguns medicamentos dificultam a coagulação do sangue e favorecem o aparecimento do hematoma (aspirina, marevan e outros anticoagulantes). O hematoma é temporário, em geral, sem gravidade e evolui normalmente para o desaparecimento.

Preciso desprezar o primeiro jato de urina?

 

Sim. Para exames de rotina, cultura, gram e antibiograma, o primeiro jato da urina funciona como uma limpeza da uretra, eliminando células e secreções, garantindo que a urina necessária para a realização do exame não seja contaminada por materiais da uretra.

Posso fazer exame após atividade física?

Alguns exames podem sofrer interferências da atividade física, como é o caso da dosagem de PSA, Prolactina, Hemograma. Portanto qualquer exame deve ser realizado em condições estáveis, pois os valores de referência para auxílio na interpretação dos resultados foram definidos em pacientes sob condições basais, sem atividade física.

Todos os exames devem ser colhidos pela manhã?

Alguns exames são colhidos obrigatoriamente pela manhã, como é o caso do ACTH, Prolactina, Hormônio do crescimento, por exemplo. Estes exames possuem maior concentração no período da manhã, sendo o momento ideal para investigar possíveis alterações.

Outros exames podem ser colhidos em qualquer momento, pois não exigem preparo ou condição especial de coleta, como é o caso do hemograma, exames de hepatite, HIV, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus, entre outros.

 

Orçamento

 

Orçamento Ícone

Faça seu orçamento sem sair de casa ou do trabalho.

 

Garanta mais tempo para você!